Tokyo Disneyland
O Resort Disney Tóquio consiste em dois parques temáticos e foi o primeiro parque da Disney a ser construído fora dos Estados Unidos. Inaugurado em 15 de abril de 1983, o parque foi construído pela Walt Disney Imagineering, no mesmo estilo da Disneylândia, na Califórnia, e ao Magic Kingdom, na Flórida.
É propriedade da The Oriental Land Company, que licencia o tema da The Walt Disney Company no pais. A Tokyo Disneyland e seu parque vizinho, o Tokyo DisneySea, são os únicos parques da Disney que não são propriedade da The Walt Disney Company.
Este lugar é óbvio que não se compara à Disneyland original, em outras palavras é um lugar pequeno e consegue ser todo explorado em 2 ou 3 dias. Para quem já conhece os parques da Flórida e curte o universo Disney, o Resort Disney Tóquio é uma ótima atração.
A quatro estações da linha de Monotrilhos Disney Resort, com vagões espaçosos e com janelas em formato do Mickey, eles ligam os dois parques.
As paradas respectivamente são: Estação Gateway Resort (entre a Estação JR Maihama e o Ikspiari), Disneyland de Tóquio, Estação Bayside (em frente aos hotéis oficiais do complexo) e Tóquio DisneySea.
Os dois parques, a Disneyland de Tóquio e o Tóquio DisneySea, complementam um ao outro. Os dois maiores símbolos são o Castelo da Cinderela na Disneyland e o Monte Prometheus no DisneySea, eles têm exatamente a mesma altura e você pode ver ambos do Ikspiari. (Ikspiari é um shopping que está dentro da Tokyo Disney Resort, que fica ao lado da Estação Maihama em Urayasu City)
Disneyland de Tóquio – a 7 áreas no parque, começando pela entrada principal e indo no sentido horário ao redor do Castelo da Cinderela, são elas: World Bazaar conhecida como Main Street no Magic Kingdom, essa versão é coberta por um dossel de ferro e vidro no estilo vitoriano (dossel é similar a uma tenda aberta), Adventureland, Westernland, Critter Country, Fantasyland, Toontown e Tomorrowland.
Com exceção de uma coisinha ou outra, as atrações são praticamente as mesmas encontradas em outros parques Disney no estilo Magic Kingdom. Para se locomover internamente no parque, há o Western River Railroad. Essa ferrovia faz um percurso com paradas para apreciação e passa por Adventureland, Westernland e Critter Country.
Tóquio DisneySea – O Tóquio DisneySea, inaugurado em 2001, é um parque com temática aquática exclusivo do Japão. Assim como a Disneyland de Tóquio, o parque fica todo localizado ao redor de um ponto central, neste caso o Monte Prometheus, um vulcão artificial que entra em erupção constantemente.
Há várias atrações com espirro de água, mas você não sairá muito molhado. Começando pela entrada principal e indo em sentido horário ao redor do Monte Prometheus, os sete segmentos do parque são Mediterranean Harbor (uma reprodução de Veneza), American Waterfront (uma reprodução da costa leste dos Estados Unidos), Port Discovery (uma área voltada para ciências), Lost River Delta (uma reprodução de uma típica floresta chuvosa tropical), Arabian Coast (baseado no filme da Disney, Aladdin), Mermaid Lagoon (baseado no filme da Disney, A Pequena Sereia) e Mysterious Island (baseado nos livros de Júlio Verne).
Tirando a Tower of Terror (que também pode ser encontrada no Hollywood Studios, California Adventure e nos Walt Disney Studios em Paris) no American Waterfront e o Indiana Jones Adventure (que pode ser encontrada na Disneyland original na Califórnia) em Lost River Delta, todas as atrações do DisneySea são exclusivas do Japão.
Você não terá problema para achar comida no Resort Disney Tóquio. Há muitos lugares para comer que estão fora dos parques e fora de Ikspiari e todos eles estão listados no mapa que eles te dão quando se faz o check-in no hotel. Entretanto, as descrições dos pratos não são 100% perfeitas e algum detalhe pode ter se perdido na tradução japonês-inglês.
Outra coisa importante sobre alimentação é o fato de que em terras nipônicas as porções são diferentes das daqui em termo de tamanho. Quando você pede um refrigerante grande por lá, ele pode lhe parecer um refrigerante pequeno.
Nos Parques
A maioria dos restaurantes e lanchonetes nos dois parques utilizam serviço de balcão e servem pratos chineses, japoneses e ocidentais.
Restaurantes com serviço de mesa também são encontrados nos parques mas são menos comuns do que restaurantes com serviço de balcão. O restaurante com serviço de mesa mais fino que você pode encontrar é talvez o SS Columbia, na falsa linha do oceano em American Waterfront no DisneySea.
O Crystal Palace, localizado entre Adventureland e World Bazaar, é o único restaurante com serviço buffet na Disneyland Tóquio. Na DisneySea, você encontra o Sailing Day Buffet, localizado no terminal de cargas adjacente ao SS Columbia.
A Disneyland Tóquio tem uma “buffeteria” (Queen of Hearts Banquet Hall em Fantasyland) e a Tóquio DisneySea tem três (Café Portofino em Mediterranean Harbor, Horizon Bay em Port Discovery e Vulcania em Mysterious Island).
Melhores Restaurantes
Na Disneyland Tóquio, as melhores pedidas são:
- Blue Bayou Restaurant (Adventureland)
- Eastside Café (World Bazaar)
- Restaurant Hokusai (World Bazaar)
Na Tóquio DisneySea, a melhor combinação de pratos saborosos e baratos está nesses lugares:
- Magellan’s (Mediterranean Harbor)
- Restaurant Sakura (American Waterfront)
- Ristorante di Canaletto (Mediterranean Harbor)
- Sailing Day Buffet (American Waterfront)
- SS Columbia (American Waterfront)