Disneyland Park, onde tudo começou…
Walter Elias Disney, Mr. Disney, estava passeando com suas filhas no Griffith Park, em Hollywood e, ao observar a alegria das meninas se divertindo, passou a imaginar um parque de diversões diferente daqueles parques municipais, mas que fosse temático, envolvendo adultos e crianças em uma alegria única, proporcionando uma experiência de vida inesquecível, ensinando sobre amor, alegria, família, amizade.
Foi assim que em 17 de julho de 1955 nasceu a Disneyland, primeiro parque temático de diversões criado por Mr. Disney, na cidade de Anaheim, Condado de Orange, na Califórnia, (cerca de 50 minutos de Los Angeles), e é uns principais parques do país e custou, na época cerca de 17 milhões de dólares para ser construído.
“Para todos os que vêm a este lugar feliz: Bem-vindo. Disneyland é a sua terra. Aqui idade revive boas lembranças do passado, e aqui a juventude pode saborear o desafio e a promessa do futuro.
Disneyland é dedicado aos ideais, os sonhos, e os fatos em que criaram a América, com a esperança de que ele vai ser uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo.” (Walter E. Disney , 17 de julho de 1955, dia da inauguração do Parque)
O complexo foi construído em um antigo laranjal, com cerca de 650 mil m², todo tematizado para proporcionar uma experiência única de magia e aos contos de fadas, envolvendo os visitantes com histórias de fábulas e “era uma vez”, que ainda nos fazem sonhar com aquele mundo de alegrias e felicidade eterna. Logo passou a trazer lucros exorbitantes para a empresa mãe, The Walt Disney Company, onde já recebeu mais de 600 milhões de pessoas e hoje atrai mais 16 milhões de visitantes todos os anos, que deixam por lá mais de 3 bilhões de dólares.
O parque é dividido em 8 grandes áreas:
1. Main Street: é modelada como uma vila do meio-oeste do início do século XX. Walt Disney se inspirou em sua cidade natal de Marceline, Missouri, e trabalhou em estreita colaboração com designers e arquitetos para desenvolver a aparência da Main Street. É o complexo comercial, com todo o charme e glamour das vias do centro oeste da década de 1920, é repleta de lojas com coisinhas fofas sobre o Mundo Disney, além restaurantes, docerias, joalherias.
Este é o primeiro espaço que se conhece quando se entra no parque, logo após a recepção feita pela estátua de Walt Disney!
O cenário recria uma cidade, com prefeitura, praças, cinemas, bombeiro, estação de trem e trilho dos bondes.
2. Adventureland: é a área das aventuras, inspiradas nas civilizações antigas da Ásia e da África, contando com um cenário fortemente baseado em vegetação bem planejada, que decora e dá o clima de selva à área. O local conta com atrações que remontam filmes como Indiana Jones e Tarzan.
3. New Orleans Square: Criada em 1966, é a parte mais antiga e mais frequentada também. Com cenários que remontam o século XIX, é a sede de atrações populares e com maior visitação, como Piratas do Caribe e Mansão Assombrada, além da atração noturna Fantasmic!
4. Frontierland: a área conta a história americana, com as batalhas dos índios e que, segundo Walt Disney, dão orgulho ao povo americano de seus antepassados, história e conquistas. As atrações recontam as aventuras tentam remontar as sensações vividas na época.
5. País Critter: A área é inspirada no filme Canção do Sul, repleta de árvores que remontam uma floresta e uma das menores do parque, mas não menos importante, passando por atrações mais escuras e abriga toda a diversão inspirada no Ursinho Pooh e a Splash Montain, bastante famoso no parque.
6. Fantasyland: área mais lúdica do parque, possui atrações tradicionais como o Carrossel do Rei Arthur, o Castelo da Bela Adormecida e um voo com Peter Pan.
7. Toontown de Mickey: A área remonta a cidade de Mickey Mouse, com a casa dos principais personagens da turma de Minnie e Mickey, bem como lanchonetes da cidade. O cenário é dos mais lindos e nos insere no mundo de faz de conta, proporcionando fotos inesquecíveis.
8.Tomorrowland: é o espaço futírisco e tecnológico da Disneyland. Conta com brinquedos relacionados tecnologias, vários games, demonstrações de um mundo altamente conectado, cinemas com realidade aumentada, 3 e 4D, personalizado sobre o tema de Procurando Nemo, Star Wars e o tributo à Michael Jackson: Captain EO.
Além das atrações, o parque conta com alguns hotéis da Disney, que complementam a experiência Disneyland, proporcionando ainda mais magia do acordar à exaustam, no fim da noite.
Disney California Adventure, Geralmente chamado de California Adventure, é um segundo parque de diversões em Anaheim, Califórnia, inaugurado em 2001 e é o segundo dos dois parque de diversões construídos no complexo Disneyland Resort, após a Disneyland.
O conceito de um parque temático dedicado à Califórnia surgiu de uma reunião de executivos da Disney em 1995, seguindo o cancelamento do projeto WestCOT. A construção do parque começou em 1998, e foi concluída no início de 2001.
E aí, se animou a conhecer a Disneyland e viver esta aventura?