Walt Disney World Resort
Walt Disney World Resort, conhecido como Walt Disney World e informalmente Disney World, é o resort de entretenimento mais visitado em todo o mundo, situado em Bay Lake, Flórida, próxima a cidade de Orlando. O resort foi aberto em 1971 e recebe anualmente mais de 52 milhões de pessoas em seus parques temáticos e hotéis.
O resort foi desenvolvido por Walt Disney na década de 1960 para complementar o parque da Disneylândia em Anaheim, Califórnia, que fora aberto em 1955. Além de hotéis e um parque temático similar à Disneylândia, os planos originais de Walt Disney também incluíam um “Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã”, uma cidade planejada que serviria como um laboratório de experiências para inovações para a vida na cidade.
Sobre os parques, Magic Kingdom foi o primeiro parque do complexo, seguido de Epcot, Disney’s Hollywood Studios e Disney’s Animal Kingdom, abertos entre as décadas de 1980 e 1990.
Magic Kingdom
É o primeiro dos quatro parques temáticos da Walt Disney World, inaugurado em 1971, é o mais lúdico de todos e também o que tem mais atrações. A marca registrada do parque é o Castelo da Cinderela que fica bem no centro do parque e serve de referência para as pessoas se localizarem. As atrações e áreas temáticas ficam todas ao redor do castelo. Diariamente a noite, acontece a Main Street Electrical Parade, uma parada com carros alegóricos cobertos de lâmpadas, fadas, sereias e personagens Disney desfilando pelas ruas do parque. No final do dia acontece o espetáculo noturno “Wishes”, este espetáculo musical deslumbrante que conta uma história mágica, é maior e mais brilhante que qualquer outro show pirotécnico já apresentado no Magic Kingdom! Durante o dia, a “Disney’s Festival of Fantasy Parade”, um desfile de 30 minutos de duração, parte da Frontierland e vai até a Main Street’ (o percurso é exatamente inverso ao da parada noturna, a Electrical Parade), com seu elenco de personagens Disney, balões, bailarinos, cantores, entre outros.
O parque também é dividido em 6 reinos, cada um com atrações temáticas e com opções para todas as idades.
Main Street USA
A porta de entrada do parque. A Main Street USA é repleta de lojas que vendem produtos e comida. A decoração é de uma pequena cidade dos Estados Unidos do início do século XX, inspirada pela infância de Walt Disney e pelo filme A Dama e o Vagabundo. A Prefeitura contém o lobby de relações com visitantes, onde os funcionários fornecem informação e ajuda. Um barbeiro corta o cabelo de verdade. O Emporium carrega uma grande variedade de lembranças da Disney como brinquedos de pelúcia, pins colecionáveis e chapéus com orelhas do Mickey. Os restaurantes Tony’s Town Square Restaurant e The Plaza Restaurant são locais de serviço de mesa. No final da Main Street está o Casey’s Corner, onde os visitantes podem aproveitar uma comida tradicional de estádios, incluindo cachorros-quentes e batata frita enquanto assistem desenhos antigos nas arquibancadas. O Confectionary vende doce, como maçãs doces, arroz caramelizado, chocolates, cookies e caramelos. A maioria das janelas leva o nome de pessoas que foram influentes nos parques da Disney. Um exemplo de uma atração clássica da Main Street USA é o Walt Disney World Railroad, um trem que transporta os visitantes pelo parque, fazendo paradas por todo o parque. No final da Main Street situa-se o Castelo da Cinderela, embora tenha apenas 55 metros de altura, ele se beneficia da técnica conhecida como perspectiva forçada. Os segundos andares de todos os edifícios ao longo da Main Street são menores que os primeiros, e os terceiros andares são ainda menores que os segundos, e as janelas do topo do castelo são muito menores do que elas parecem. O efeito visual resultante é que os edifícios parecem ser mais largos e mais altos do que realmente são.
Adventureland
Adventureland representa o mistério de explorar terras estrangeiras. Seu tema lembra as florestas remotas na África, Ásia, Oriente Médio, América do Sul e Pacífico Sul, com uma extensão lembrando um quarteirão caribenho. Ela contém atrações como Pirates of the Caribbean, Jungle Cruise, Walt Disney’s Enchanted Tiki Room, Swiss Family Treehouse, e The Magic Carpets of Aladdin.
Frontierland
Na Frontierland, os visitantes podem reviver o Velho Oeste de cowboys e americanos nativos romantizados para explorar os mistérios do Rivers of America. Ele contém atrações clássicas como a Big Thunder Mountain Railroad, a famosa Splash Mountain, e o Country Bear Jamboree.
Fantasyland
A Fantasyland tem como tema um estilo de feira medieval / carnaval, nas palavras de Walt Disney: “A Fantasyland é dedicada aos jovens de coração e àqueles que acreditam que quando você faz um desejo para uma estrela, seus sonhos se tornam realidade.” Atrações clássicas incluem It’s a Small World, Peter Pan’s Flight, The Many Adventures of Winnie the Pooh, Mickey’s PhilharMagic, Prince Charming Regal Carrousel, e Mad Tea Party. A Fantasyland foi recentemente expandida para quase o dobro do tamanho original e novas atrações e outras coisas foram adicionadas. A última atração a abrir foi a Seven Dwarfs Mine Train, a atração acontece nas minas em que os anões da Branca de Neve trabalham, ela conta com um novo sistema que simula o balanço e inclinação de um carrinho de mineração. Também existe uma segunda parte da Fantasylan chamada, o Storybook Circus que localiza-se no antigo local do Mickey’s Toontown Fair, e é baseado nos elementos de Dumbo e no universo Mickey Mouse.
Tomorrowland
A Tomorrowland situa-se em uma cidade intergaláctica imaginária, um conceito de futuro da década de 1950 com foguetes, OVNIs, robôs etc. Nas palavras de Walt Disney: “O amanhã pode ser uma era maravilhosa. Nossos cientistas hoje estão abrindo a porta para a era espacial para feitos que beneficiarão nossos filhos e as gerações que estão por vir. As atrações da Tomorrowland foram projetadas para dar a você uma oportunidade de participar em aventuras que são um modelo de vida de nosso futuro.” As atrações mais clássicas são a Space Mountain, Walt Disney’s Carousel of Progress, Astro Orbiter, Tomorrowland Transit Authority PeopleMover e a Tomorrowland Speedway.
Animal Kingdom
Tem o intuito de celebrar a história de todos os animais: reais, imaginários e extintos. As sete áreas diferentes dentro do parque conseguem criar um clima bastante natural e ao mesmo tempo apresentar atrações da mais alta tecnologia, como uma aventura no mundo dos dinossauros. A ideia de construir o Animal Kingdom surgiu numa reunião entre Michael Eisner, presidente da Disney e seu grupo de criadores, denominado Imagineers, em 1989. O parque foi construído em três anos e a maioria dos animais foram trazidos da África. Por todo parque é possível encontrar animais raros, acompanhados por seus tratadores que estão à disposição para responder à perguntas. O mais interessante sobre a Tree Of Life (Árvore da Vida) é de que nela, estão esculpidos rostos de diversos animais. Dá para passear entre suas raízes e assistir um maravilhoso filme em 3D abaixo dela com o personagem principal do filme Bug’s Life (Vida de Inseto), aonde ele apresenta um Show de Talentos.
Oasis
O Oasis é a entrada principal do parque, ele conta com alguns habitats de animais, incluindo muitos espécimes raras. E é tecnicamente um enorme zoo para se observar e aprender.
Discovery Island
A Discovery Island localiza-se no centro do parque, no meio do canal do Discovery River. Ele é o centro do parque, conectando as outras áreas. Ele originalmente era chamado de Safari Village, visto que Discovery Island era o nome do pequeno parque zoológico localizado na Bay Lake do Walt Disney World, mas recebeu seu nome atual em 1999. A Árvore da Vida, localiza-se nesta área e é pelas maiores lojas de lembrança do parque e dois de seus maiores restaurantes estão em Discovery Island, cada um com um tema diferente, bem como decoração baseada em animais noturnos, insetos e assim por diante.
África
Situada na vila africana fictícia de Harambe, esta área contém alguns animais em exibição. De acordo com a lenda da Disney, Harambe era parte de uma colônia, e é o ponto de início para turistas e estudantes observarem os animais da África em seus habitats naturais. A vila é o lar da principal atração da área, o Kilimanjaro Safaris, onde os visitantes sobem a bordo de um veículo de safari aberto para uma expedição para ver vários animais africanos andando livremente pela savana, rios e colinas rochosas. Ao lado, no Pangani Forest Exploration Trail, os visitantes podem fazer uma trilha na floresta.
Rafiki’s Planet Watch
É uma seção para crianças novas e com famílias e a única seção do parque não conectada à Discovery Island, sendo conectada com a África. Os visitantes embarcam em um trem para uma viagem onde eles podem ver e aprender sobre os esforços para proteger esses primatas com risco de extinção em seus lares naturais. Ao logo do caminho, os visitantes podem aprender como devolver os animais a seus lares.
Ásia
O reino é o de Anandapur (que significa “Local de muitos encantos”), e compreende duas vilas: uma vila na margem do rio que também é chamada de Anandapur e Serka Zong (que se situa no pé do Himalaya). Retratos da família real de Anandapur podem ser encontrados na maioria das lojas nas duas vilas. Como em Harambe, a lenda da Disney afirma que Anandapur é agora um centro de pesquisa animal e turismo. No Palco Caravan, esses dois “mundos” se encontram em Flights of Wonder, um show de pássaros ao vivo onde um dos pesquisadores de pássaros de Anandapur ensina um guia turístico com medo de pássaros sobre os comportamentos naturais deles e os efeitos da perda de habitat e esforços de preservação das espécies de pássaros.
Dinoland
O fictício Instituto Dino e suas instalações vizinhas atraem aqueles com um interesse científico nos animais extintos, enquanto Chester e Hester’s Dino-Rama lembram as muitas roadside attraction que se encontram por todo os Estados Unidos. Como outra seções do Disney’s Animal Kingdom, há animais em exibição. O Instituto Dino abriga o DINOSAUR, uma atração que conta com uma viagem no tempo até o Cretáceo Superior. Logo fora do Instituto está o “Dino-Sue”, um fóssil do Tiranossauro Rex que é o mais completo já encontrado.
Pandora: The World of Avatar
É a mais nova área do parque inspirada pelo filme Avatar de James Cameron, a área é baseada na lua fictícia, Pandora , que possui montanhas flutuantes, animais selvagens e plantas bioluminescentes . Com 12 acres, Pandora inclui duas atrações principais, Avatar Flight of Passage e Na’vi River Journey, além de lojas e restaurantes.
Avatar Flight of Passage é um simulador de realidade 3D dentro de Pandora que permite que os hóspedes façam vôo em uma montanha Banshee e atravessem a paisagem de Pandora
Navi River Journey é um passeio no escuro de Pandora, que leva os hóspedes através do rio Kasvapan, apresentando animais nativos e flora bioluminescente.
Disney’s Hollywood Studios
O parque Disney’s Hollywood Studio é o parque temático com a história cinematográfica dos estúdios Walt Disney. O parque é diversão garantida para crianças, jovens e adultos que se interessam por cinema, sem contar que o Disney Studios é um dos parques mais famosos do Walt Disney World Resort. A ideia é celebrar os anos dourados de Hollywood, das décadas de 1930 e 1940 e também mostrar bastidores de produções que já foram feitas pelo estúdio. De todos os parques da Disney este é o que mais tem crescido nos últimos anos, com constante acréscimo de novas.
O parque pode ser tranquilamente ser visto num só dia. Em épocas de verão, fim de ano e feriados é feito um show de fogos de artifício diariamente, na hora de fechamento do parque. O show de fogos tem como trilha sonora temas de filmes clássicos. Outro show que merece destaque é o “Fantasmic”, trazido e adaptado da Disneyland em 1998. O show, que acontece em um anfiteatro, e mostra um sonho da imaginação do Mickey Mouse, que tem seu sonho transformado em pesadelo pelos vilões. O ponto alto do show é quando o Mickey luta contra a Malévola em forma de dragão.
Outra atração que chama a atenção é a The Twilight Zone: Tower of Terror (que passou a ser o símbolo do parque após a remoção do Chapéu de Feiticeiro), aonde você presencia a história de uma família que se hospedou no hotel e acabou se transportando para outra dimensão.
Na mesma atração você conta com uma super vista de todo o parque, além de uma queda de 13 andares. Outra atração de grande destaque é a Star Tours que é baseada na série Star Wars, o brinquedo é um simulador onde você entra numa cabine com C3-PO e viaja por planetas e pelo espaço
Epcot
Nessa comunidade de sonhos de Disney, nações coexistem em perfeita harmonia e paz sobrevivendo do milagroso progresso do desenvolvimento tecnológico e o Epcot nunca estaria ultrapassado, pois sempre anda sendo atualizado.
O Epcot é um parque com uma preocupação com a educação e é dividido em duas partes, Future World, uma parte com atrações bem “high-tech” e World Showcase, outra parte que tem a ver com as nações do mundo, separadas por uma grande lagoa, a World Showcase Lagoon, onde toda noite acontece o show IllumiNations: Reflections of Earth (IlumiNações: Reflexos da Terra). Bons restaurantes e atrações interessantes fazem deste o parque preferido dos adultos. Nos últimos anos o parque recebeu diversas novas atrações.
Uma delas é inspirada no filme da Disney-Pixar, “Procurando Nemo” que se chama “The Seas with Nemo and Friends” em que pessoas entram em “mariscomóveis” e viajam para baixo do mar e vêem Nemo e seus amigos em projeções super realísticas, além de outras surpresas, como um dos maiores aquários de água doce do mundo.
Outra atrações que merecem destaque: “Soarin”, um simulador de voo de asa delta que você sente a brisa, os cheiros e a imagem parece que você está voando sob o estado da Califórnia. “Mission: Space” que parece que você é um astronauta e você pode escolher em fazer um passeio “light” ou radical.
Blizzard Beach
Trata-se de um parque aquático integrado ao complexo Disney em 1995 e que representa uma estação de esqui na neve, com inúmeros tobogãs, piscina de ondas e muitas outras atrações. A água em todos os parques aquáticos da Disney possui a temperatura controlada durante todo o ano, estando sempre em uma temperatura agradável em qualquer época. Uma das atrações mais pitorescas do parque é o Summit Plummet, grande escorregador em estilo tobogã de velocidade, que era mais alto do mundo até a abertura do Insano no Beach Park, no Brasil. Descidas em botes para seis pessoas e outras peripécias aquáticas fazem parte do cardápio do Blizzard Beach. Um dos setores do parque, o Melt Away Bay, é uma praia em si, com areia e ondas artificiais.
Typhoon Lagoon (Lagoa do Tufão)
É um maravilhoso parque aquático do Walt Disney World Resort, inspirado nas praias do Hawai. Foi inaugurado em 1989 que representa um pequeno vilarejo que foi vitimado por uma enorme tempestade que reduziu-o a ruínas. Na parte central do parque está localizado o Monte Mayday no qual está encalhado o Miss Tilly um antigo barco pesqueiro. Este parque aquático é considerado um dos maiores do mundo. As filas das atrações são consideradas em sua maioria moderadas. Umas das atrações de maior visitação e consequentemente de fila é o Shark Reef, que consiste de um passeio com tubarões e outros animais marinhos em um tanque com água salgada de verdade.
Disney Springs
Antigo Downtown Disney tem a energia da vida noturna das melhores cidades do mundo. Com o objetivo de ser um centro de entretenimento com direito a centro de compras, lazer, recreação e alimentação. Uma infinidade de restaurantes e lojas, além de clubes de música e boates, fazem de Disney Springs a melhor parada noturna (e diurna) em Orlando, seja para fazer compras, comer, dançar, ouvir música ou ir ao cinema. A área divide-se em três diferentes setores: Marketplace, Pleasure Island e West Side.